Uso de aditivo

Atualmente o uso de aditivos é extremamente recomendado por praticamente todas as montadoras. Suas funções são: Reduzir a temperatura de ebulição da água e a pressão do sistema, prevenir a formação de ferrugem, lubrificar bomba d´água, prevenir ressecamento de mangueiras, preservar a válvula termostática. É sempre recomendado seguir as especificações do fabricante do veículo quanto ao tipo e diluição corretos.

Como checar o nível da água

Sempre deve ser feito com o motor frio e em local plano. Os reservatórios costumam ter marcas indicando os níveis máximo e mínimo de liquido (motor frio ou quente). Caso aja a necessidade de completar a quantidade de liquido, deve ser feito com o motor frio. Evite acidentes com o liquido quente do reservatório.

Cuidado na lavagem

Em qualquer veículo ou maquina, deve se evitar o uso de lavadora de alta pressão (WAP ou similares) na região do radiador. Caso o jato de agua não seja bem direcionado, sua força pode amassar as aletas do radiador bloqueando a passagem do ar. Desta forma haverá superaquecimento no motor.

Intercooler e condensador

Ao contrário do que alguns dizem, a peça não se chama “radiador do intercooler”. É apenas intercooler. Assim como o “radiador do ar-condicionado” que na verdade se chama condensador.

Não usar óleo solúvel

É um costume em desuso, mas ainda pode ser visto. Algumas pessoas diluíam óleo solúvel na agua do motor para evitar a formação de ferrugem. Mas o óleo corrói as partes de borracha como as mangueiras e juntas do radiador, além de criar resíduos que atrapalham a circulação da agua.

Pó magico para selar vazamentos

Pode ser encontrado no mercado um pó para solucionar temporariamente vazamentos no radiador. Nunca utilize. Este pó é adicionado a água do sistema e na maioria dos casos consegue selar o vazamento. Mas ele também se solidifica dentro do radiador causando entupimentos permanentes selando a passagem de água. Devido a sua dureza, não é possível remover estes resíduos nem mesmo varetando os tubos do radiador. Perde-se a peça.